por Shigueyuki Yoshikuni

A engª Keiko Obara Kurimori que, com o titular, foi reeleita com mais de noventa por cento dos votos válidos na última eleição. Casada também com um engenheiro, tem três filhos. Um arquiteto, uma médica e outra formada em Lazer e Indústria de Entretenimento, todos em universidades de primeira linha.

Deixou de lado sua construtora para dedicar integralmente ao cargo, dando expediente todos os dias no Paço Municipal.

Foi coordenadora do Plano Diretor da cidade. Dedicou-se a reestruturar as Sociedades dos Bairros e até hoje mantém estreito convívio com os presidentes das entidades para inteirar-se do que necessitam para a população.

Quem mais ganhou foi sem dúvida a comunidade nipônica, tendo na administração municipal uma nikkey. Pois no ano do centenário, Lins foi uma das cidades que mais atividades tiveram ligada à efeméride. Sempre com o apoio do Prefeito, Engº Waldemar Sândoli Casadei, que, aliás, foi seu professor na faculdade, pôde idealizar eventos como: Carnaval dedicado ao Centenário, nunca se viu tantos nikkeys no meio do salão; duas exposições de pintores nikkeys; Portal e Praça do Centenário da Imigração no centro da cidade, cujo projeto é de autoria de seu filho, o Urbanista Kauê; Bosque da Cerejeira; abertura dos Jogos Regionais com grandes espetáculos como o Balé Yuba e Grupo de Taikô de Londrina. Hoje Lins tem seu próprio grupo de Taikô. Concurso de monografia sobre a Imigração Japonesa em Lins e muitas outras.

Tem-se voltado para grandes projetos, principalmente ligados ao planejamento urbano e obras públicas, como, por exemplo, o Anel Viário, já aprovado pelo PAC, a estrada perimetral, desafogando o trânsito do centro da cidade, acompanhamento do contrato com a Sabesp, representante da Prefeitura de Lins, como membro do Grupo Técnico de Cobrança no Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê Batalha, coordenou as 2ª, 3ª e 4ª Conferência Municipal das Cidades e presidente da Comissão de Licenciamento e Fiscalização Ambiental numa cooperação institucional junto à Cetesb.

Outra medida adotada, principalmente objetivando o fluxo turístico para Lins é a aprovação da Lei nº 5.256, de 19.8.2009, instituindo a Semana da Cultura Japonesa, na segunda semana do mês de agosto de cada ano, fazendo parte do Calendário Oficial de Eventos. Caravanas de visitantes da capital e de inúmeras outras cidades deverão ocorrer em número considerável na terceira edição a ser realizada de 7 a 15 de agosto de 2010, como aconteceu nas edições anteriores.

A programação é grandiosa, constando de estudos, reuniões, seminários, workshop, zeladoria do planeta, shows, baile, curso gastronômico, festividades no Portal da Imigração com danças, músicas e comidas típicas. No último dia, para encerramento, acontecerá um mega Karaokê Integração com cantores de diversas cidades do estado.



Comments (0)