No dia 23 de março, o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, deputado federal Walter Ihoshi (DEM/SP), palestrou sobre as relações bilaterais entre Brasil e Japão na 51ª Assembléia da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, realizada em Araçatuba.
O parlamentar destacou o crescimento das relações socioeconômicas entre os dois países, principalmente após o centenário da imigração japonesa, comemorado em 2008. Dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior apontam aumento de 45% entre 2007 e 2008. Nos últimos dez anos, o Japão ocupou a 4ª posição no ranking dos maiores investidores do Brasil.
Além da batalha do GPBJ e do governo japonês pela concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV) no Brasil, Ihoshi também discorreu sobre a situação dos dekasseguis e as negociações do acordo previdenciário entre Brasil e Japão. “A previsão é que o convênio seja assinado ainda no primeiro semestre deste ano e beneficie milhares de brasileiros que trabalham há anos naquele país”, afirmou o deputado.

Comments (0)