Primeira porque os próprios emigrantes, após árdua labuta na lavoura, eles próprios confeccionavam os tijolos com o barro que buscavam da beira do rio e ergueram o edifício, tijolo por tijolo. O madeiramento tiraram da mata próxima. Para a gruta ali existente, uma réplica do Japão, inaugurada em 9.9.34, foram buscar a quilômetros , pedras para acabamento.
A Igreja Cristo Rei, também chamada de 21 mártires, no Bairro Gonzaga, foi erguida pelos imigrantes católicos vindos de Fukuoka. Foi inaugurada em 15.8.38 pelo Padre Domingos Chohachi, prestes a ser beatificado e reinaugurada em 25.11.04, pelo Bispo Diocesano de Lins, Dom Irineu Danelon, com a presença de centenas de fiéis ou não de todas as regiões do país.
Em todos os domingo de novembro de cada ano, Missa era realizada ali. Há poucos anos, o engenheiro Emílio Yamauchi, um dos que mais tem lutado pela Igreja, conseguiu junto aos órgãos competentes que a estrada de acesso a ela fosse asfaltada. A Igreja esteve uns cinqüenta anos abandonada depois que a terra exaurida já não oferecia meios de sobrevivência aos imigrantes. Para sua reforma foram necessárias muitas campanhas e verbas até do exterior.
Na Missa realizada no ano passado, o prédio estava recuperado de uma depredação: tinham levado lâmpadas, ventiladores, torneiras, trincos. Na ocasião a prefeitura se dispôs a colocar ali um caseiro, mas recentemente foi retirado. É possível que nova depredação tenha ocorrida, porque a missa deste ano não vai ser feita, por falta de condições, segundo notícia na imprensa.
A situação da Igreja Cristo Rei não é só de interesse de católicos nikkeys, mas sim de toda a comunidade, seja católica ou não. É um patrimônio cultural de grande significação para os nikkeys